Blog Espingarda de Pressão

Espingarda de Pressão – Luneta para espingarda: conheça mais sobre esse acessório

Posted by:

Espingarda de Pressão – Luneta para espingarda: conheça mais sobre esse acessório
Luneta para espingarda

Luneta para espingarda

Luneta para espingarda: conheça mais sobre esse acessório

As lunetas são itens essenciais para atiradores que pretendem alcançar uma boa distância de disparo. Mas é necessário que a luneta utilizada tenha uma boa qualidade.

A seguir, veremos algumas considerações sobre os critérios utilizados na escolha de sua luneta.

Deve-se observar o modelo da arma, por exemplo, se trata-se de uma PCP ou uma Springer de alta potência ou gás-ram.

No caso da PCP,  são armas isentas de recuo, não exigindo lunetas com muita resistência. Já no caso das springers e gás-ram podem causar danos à luneta, devido ao recuo que possuem.

Quando se escolhe uma luneta para arma de pressão por ação de mola ou gas-ram, devemos observar se a mesma é adequada para o modelo da arma. É comum algumas pessoas equiparem suas armas de pressão com lunetas desenvolvidas para rifles .22 de fogo circular, que não possuem recuo. Se o modelo é PCP ou CO2 não há problemas,  mas no caso das springers e gas-ram, a pressão exercida sobre as lunetas pode ser prejudicial, pois esses tipos de arma possuem recuo nos dois sentidos, fazendo com que a mola rebata quando o pistão alcança a câmara no fim de curso.

É preciso atentar-se também a qualidade da lente e do revestimento das lunetas. As lentes de boa qualidade  estão menos propensas a serem afetadas por clarões, além de manter a luminosidade e não distorcer a imagem, sem falar em sua alta durabilidade. Essas lentes de melhor qualidade possuem proporcionalmente o preço mais alto, parecendo serem até muito caras em relação ao custo da arma. Mas um detalhe importante é que as armas mais baratas não possuem mecanismos para reduzir o recuo, podendo prejudicar mais facilmente as lunetas por sua forte vibração. Por isso é fundamental a utilização de lunetas de alta qualidade e resistência.

Outros quesitos devem ser levados em conta na hora da escolha de uma luneta:

- A frequência do uso: caso o uso seja contínuo, a luneta deve ter uma constituição mais robusta;

- Utilização para disparos em distâncias variadas: nesse caso, a luneta precisa ter zoom (ajuste de magnitude);

- O modelo da arma: no caso de uma arma springer ou gás-ram, é preciso utilizar uma luneta específica para o modelo;.

- A luminosidade do local de disparo: em caso de locais com pouca luz, deve-se utilizar uma luneta com objetiva grande, devido a sua capacidade de capturar a luminosidade.

 

Magnitude

As magnitudes mais popularmente usadas  são 3 – 9 x 32 e 3 – 9 x 40, sendo que os primeiros dois números indicam a capacidade de aumento, no caso do primeiro modelo, aumento de 3 até 9 vezes. E os últimos números indicam o diâmetro em mílimetros, no caso, 32 mm. Então, quanto maior a objetiva, maior será a obtensão de luminosidade.

Também existem lunetas de magnitude fixa, sendo a mais popular a de medida 4 x 32, e sendo as de medida 6x e 10x geralmente destinadas ao uso em armas de fogo.

Poucas lunetas fixas se adaptam em armas de pressão.

 

Retículos

Os retículos, também conhecidos como ‘Cross-Hair’, são as linhas que se cruzam no centro da lente , utilizadas para marcar a pontaria.

O modelo mais comum é o tradicional 30/30, mas podemos encontrar outros modelos disponíveis no mercado, como retículos que possuem o diamante central na forma de parênteses, retículos iluminados e o retículo Mil-Dot.

Os retículos tipo escada e os com graduação, são mais utilizados por praticantes de FT (tiro ao alvo).

Os retículos tipo iluminados são úteis em condições de pouca luminosidade, ou em utilização noturna, com o auxílio de lanternas. Mas para aquisição desse modelo, é recomendável verificar se o controle do brilho é bom na variação de baixa intensidade para alta intensidade de luz sem causar sombra sobre as linhas do retículo. Além desse modelo, o retículo poste vertical com linha horizontal (conhecido como Desenho Alemão), também é indicado para pouca luminosidade.

Já a luneta Mil-Dot (multi-pontos) permite calcular a distância do alvo usando um tamanho pré-definido, e o ponto correto pode ser utilizado como mira sobre o objeto alvo. É bem útil para a prática de tiro ao alvo, mas deve-se conhecer a distância dos pontos em relação a arma com que se está atirando.

 

Tipos de luneta

- Medida mínima 1,5X ou 2X até 5X ou 6X de magnitude com objetiva de 20mm ou 32mm: indicadas para disparos a curta distância. Não são muito eficientes em ambientes de pouca luz, mas se forem montadas com mounts baixos podem auxiliar armas de potência baixa e média.

- Medida mínima de 3X ou 4X até 9X, 10X ou 12X de magnitude com objetiva mínima de 40mm: indicadas para uso geral, apresentando campo de magnitude e visão razoáveis, bons para captar luz. Podem ser montadas em mounts de média altura
- Medida mínima de 3X ou 4X variável até 12X de magnitude com objetiva a partir de 50mm: indicadas para utilização em ambientes de pouca luz. Na menor magnitude, pode-se conseguir um grande campo de visão com boa qualidade de imagem e captação de luminosidade. Para serem montadas em mounts de base alta.

 

Mounts

Os mounts são os suportes das lunetas.  Por serem os responsáveis por manter a luneta fixa e dar precisão, é essêncial que sejam de boa qualidade.

No caso de mounts de base alta, é preciso verificar se a luneta apresenta um longo curso de ajustem, pois no caso de lunetas de ¼ ou 1/8 de MOA, o curso do ajuste na torre pode não ser suficiente para zerar a luneta, não possibilitando centralizar o retículo sobre o ponto de impacto mesmo girando totalmente o botão de ajuste. Uma opção é adquirir um mount com ajuste de altura.

 

Como vimos, as lunetas e mounts devem ser de boa qualidade, porém a qualidade da arma utilizada também deve ser verificada para que haja um bom desempenho do conjunto. Ao comprar uma luneta, deve-se ter conhecimento da qualidade da arma, pois mesmo a luneta de maior qualidade se torna ineficiente quando utilizada com uma arma de qualidade inferior.

Caso prefira,  pode-se utilizar a arma de pressão sem uma luneta, praticando o tiro frequentemente para melhorar seu desempenho.

 

 

Conheça os melhores modelos do mercado:

 

 

 

0


About the Author:

Add a Comment

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.